segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tirulipa, filho de Tiririca, promete 'revolucionar' a política

Cantor da música "Jurubira", o humorista Everson Silva se filiou ao PSB para concorrer a uma vaga na Assembleia Municipal de Fortaleza

Luciana Marques
Os palhaços Tirulipa e Tiririca: filho segue os caminhos do pai também na política
Os palhaços Tirulipa e Tiririca: filho segue os caminhos do pai também na política (Divulgação)
Everson Silva, filho do deputado federal Tiririca (PR-SP), pode ser o mais novo humorista a integrar os quadros da política brasileira. Aos 26 anos, o chamado palhaço Tirulipa filiou-se ao PSB e será candidato a vereador em Fortaleza nas eleições de 2012. Para quem não lembra, Tirulipa é o cantor da música “Jurubira”, comparada à canção “Florentina”, que fez sucesso na voz de seu pai. Diz o refrão: “Ai Jurubira como é grande a emoção, toda vez que eu te vejo faz tum-tum meu coração”.
O deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), amigo de Tirulipa, foi quem o convenceu a se candidatar. “Acho que ele tem plenas condições de ser um dos vereadores mais votados de Fortaleza, com a publicidade que tem do pai e dele próprio”, acredita Neto. Everson Silva concedeu uma entrevista ao site de VEJA durante o intervalo da gravação do programa "Show do Tom", da TV Record. O palhaço disse que levará o humor “a sério” e que pretende “revolucionar” a política.
Caso o senhor seja eleito, quais projetos pretende apresentar? Vou brigar pela cultura. Tenho o circo do Tirulipa e faço trabalhos culturais e sociais há três anos em Fortaleza. Estou aí para brigar, sou de família circense, nasci e fui criado dentro de uma barraca de circo. Estou entrando nessa briga para revolucionar.
Acha que será um fenômeno de votos, como seu pai? Não estou pensando nesse sentido, quero poder brigar pela cultura e pelo humor. Quero levar o humor a sério, no bom sentido, entreter as crianças com teatro, com dança. Quero levar a juventude para um caminho legal. Mas vou começar devagarinho.
O que o Tiririca achou da sua decisão? Meu pai falou: “A decisão é sua, você faz o que achar melhor. Quero deixá-lo à vontade para escolher o que achar melhor. Se você quer, beleza, estou aqui e boa sorte. Vou te apoiar independentemente do partido que você escolheu. Vá em frente”.
Por que decidiu se filiar ao PSB, que é oposição do PR, legenda de seu pai, no Ceará? Me identifiquei muito com o partido, com o trabalho do governador Cid Gomes. Recebi proposta de outros partidos, como o PR, mas me identifiquei mais com o PSB.
O Tiririca já lhe passou alguma dica de como se portar como político? Não conversei com ele ainda, porque foi tudo muito rápido. A gente esperou até a última hora para se filiar, porque era para ser uma surpresa.

70 comentários:

  1. O filho do votadíssimo Tiririca, o palhaço Tirulipa, entrará como candidato a vereador de Fortaleza. Filiado ao partido de oposição do seu pai, o PSB, conta que sua meta é incentivar e proporcionar o humor e a cultura, principalmente a jovens de todas as idades. O candidato diz que levará a política e o humor a sério. Apesar da opção do partido em colocar um palhaço no governo, cabe à população escolher como vereador o candidato ou o representante cuja formação educacional, ética e responsável, seja compatível aos interesses da cidade.
    Vitória dos Santos Fahed, nº 22 - 3º ano E.M. - Escola General Osório.

    ResponderExcluir
  2. Só resta á população decidir. Não seria ruim se uma pessoas simples, que tem experiencia de vida, ajudasse e contribuísse com a cultura dos mais jovens.Quem sabe um palhaço, no bom sentido, faça mais o que diz do que outros políticos "sérios".

    Isabela Sampaio Carvalho 2°A EGO

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez que na história de nosso país um "palhaço" se candidata,isso ocorreu em uma das eleições passadas com o palhaço Tiririca, e acabou gerando um certo escândalo. Surgiram as mais variadas críticas, principalmente relacionadas ao nível educacional do candidato, e ao fato dele ser considerado um "palhaço". Isso pode ocorrer novamente caso o Tirulipa seja eleito pela população. Mas, o que realmente as pessoas que irão votar tem que ter em mente é que elas são as responsáveis pela escolha de quem as representam e por isso é importante conhecer o candidato e suas propostas independentemente se ele é filho de um personagem famoso da televisão brasileira.

    Rafaela Lima 2°A - Escola General Osório

    ResponderExcluir
  4. Não só a eleição do palhaço Tiririca mas também a concorrência de seu filho mostram uma crítica da população ao governo, se um palhaço foi eleito isso indica que a sociedade considera que o governo já é uma piada

    Daniel Trindade 2°A n°5

    ResponderExcluir
  5. Se o tirulipa ganhar as eleições, o que não duvido, acho que será mais uma crítica da sociedade ao governo atual, mas também acho que a política não será prejudicada com palhaços que não sabem o que devem fazer com o seu poder, porque os que já tem esse poder e sabem o que fazer com ele não fazem nada, então não vai fazer muita diferença.
    Mariana Olivo 2º ano A

    ResponderExcluir
  6. Fomos enganados por diversos políticos que apenas prometerão melhoras na sociedade,nos fazendo de palhaços,inúmeras vezes.Não será tão ruim em ter,"palhaços" governando as cidades,pois assim,não fará tanta diferença.Pra quem já aturou corruptos,estamos realmente no lucro.Espero que ele faça um bom mandato.

    ResponderExcluir
  7. Se o Tirulipa não nos roubar, pelo menos vai ser engraçado.

    ResponderExcluir
  8. Levando em consideração de que o Brasil constantemente foi governo por pessoas corruptas, que visam o próprio lucro e não o bem estar social e seu desenvolvimento, não é a pior situação ter como políticos realmente palhaços propriamente ditos. A população, com fins de não votarem em políticos corruptos, votarão naquele que consideram que não irá prejudicar o Brasil a tal ponto como ocorreu com o político Tiririca. As chances de Tirulipa ganhar são enormes e isso irá ajudar o PSB.

    Tales Oliveira Soares 1ºB Nº25

    ResponderExcluir
  9. Realmente é um absurdo como politica é tratada atualmente no Brasil, um assunto sério e extremamente importante é tratado como uma brincadeira ou uma forma de ganhar um dinheirinho fácil. Diversos ladrões colocam suas meias e cuecas para trabalhar, além de artistas e jogadores de futebol fracassados que não tem mais o que fazer da vida se candidatam a cargos de alta importância e o pior de tudo é que eles conseguem se elege. O fim de tudo isso é a população reclamando e pedindo melhorias, que tipo de melhorias você cidadão sério acha que o tiririca vai fazer?

    ResponderExcluir
  10. Atualmente o pais esta cheio de políticos corruptos eleitos pela população.E nas mãos destas pessoas esta o controle do nosso pais então por que não escolher alguém de fazer o trabalho com honestidade?A população então escolheu um "palhaço" para fazer o serviço.Primeiro elegeram o Tiririca, tem um recorde de votos, e depois provavelmente vão escolher o seu filho o Tirulipa.Se continuar assim esse pais vai longe...
    Isabela de Carvalho Florêncio - 1° Ano A

    ResponderExcluir
  11. Não tenho nada contra de um palhaço governar nosso pais, mas desde que seja um bom politico e traga um desenvolvimento e um equilíbrio para o país esta bom, não e o esteriótipo da pessoa que julga o seu governo, mas sim as suas ações.
    Arthur Penze 2 ano A.

    ResponderExcluir
  12. Todos tem o direito de se candidatar mais que ele faça um bom trabalho não tenho nem um tipo de indignação, mas se ele entrar la para fazer "palhaçadas" ai sim ele deveria ser retirado do cargo

    Jhonatans Rezende 2ºA Nº12

    ResponderExcluir
  13. Nao há problema algum em eleger alguem simples, nao é preciso alto grau de graduaçao para defender seus interesses, mas é preciso certa seriedade em relaçao a isso, vc ñ defende apenas seus interesses, qndo eleito vc respresenta o pais e é preferivel q vc o faça com razao e classe. A politica que já foi uma arte tao sutil e elegante hoje é levada na completa brincadeira.
    Kethelen Jacob 1º A

    ResponderExcluir
  14. Essa notícia serve para mostrar os rumos cada vez piores que a política nacional está tomando. A população parece cada vez mais lidar com essa situação sem a devida responsabilidade, o que nos leva a perceber a alienação das pessoas perante a situação política do Brasil. Para mudar tal fato, é preciso investir na base do país, ou seja, na educação, para que as pessoas se tornem mais conscientes e informadas.
    Isabela Rangel 2º B EGO

    ResponderExcluir
  15. Tal pai tal filho...
    Leonardo Ramos 2ºB

    ResponderExcluir
  16. Assim podemos observar a que ponto esta chegando a politica no Brasil.Como a população ja esta cansada de corrupção acabam votando 'nesse povo' por indignação,por ter uma pais corrupto e sem menos respeito por seu população.
    Bianca PAes 2ºA EGO

    ResponderExcluir
  17. A eleição do palhaço Tiririca como deputado, e agora a candidatura do palhaço Tirulipa, filho de Tiririca, só mostram como os cidadãos brasileiros tem uma “estrutura” política pequena. Pois apesar do governo o colocar como candidato, é a população que escolherá seu vereador. Não há como o Brasil crescer sem que haja candidatos realmente capazes de fazer seu trabalho.
    Fernanda Zanatta 1°B

    ResponderExcluir
  18. Já que somos roubados todos os dias por políticos corruptos que muitas vezes não fazem nada de bom para o país. Pelo menos elegendo o filho do tiririca que promete lutar pela cultura, pelo menos estará fazendo algo pelo país, não só para nós mas também para a economia do país que tende a crescer pelo turismo .

    Gustavo Henrique 1ºA EGO

    ResponderExcluir
  19. A eleição do palhaço tiririca e agora a concorrencia de seu filho mostram que a população brasileira não esta levando a sério mais a politica devido a todos os escandalos noticiados na emprenssa.
    Matheus Santos 2°ano A EGO

    ResponderExcluir
  20. Esperaremos as eleições para ver se a população adere essa ideia, não podemos julga-lo so por sua profissão ser palhaço, pois ele muito bem pode levar a politica a serio, e não ser um "palhaço" na politica. Esperemos e veremos no que vai dar.
    Luiz Guilherme 1ano B

    ResponderExcluir
  21. Não podemos julgar tanto o filho (Turilipa) como o pai (Tiririca), afinal eles já passaram por muitas situações de pobreza e necessidade. Talvez eles tenham uma noção maior do que é melhor para a população do que muitos homens de terno e gravata em Brasília. Enfim, o que nos resta é esperar... E ver o que vai acontecer.
    Gabriel Matias 1°B - EGO

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente? Um palhaço a mais ou a menos nesse grande circo não vai fazer diferença. O que tem de provante nisso tudo é o simbolismo de um literal homem que vive de fazer graça e com sua eleição vai pode fazer graça e ganhar dinheiro vestindo terno e gravata.

    ResponderExcluir
  23. Pois é!
    Não podemos duvidar de mais nada que vá acontecer neste mundo. O mundo esta ferrado.

    ResponderExcluir
  24. É fato que todos temos o direito de nos candidatar. É fato também que a diversidade nas entidades políticas é benéfica ao país como democracia. No entanto deve-se ter a noção de que a política é uma arte. Existem muitas pessoas ótimas, mas que não possuem o "dom" ou a criação para exercer tais cargos.
    Lula já nos mostrou que não é necessário educação européia para fazer o país alavancar. E seria hipocrisia de minha parte exigir que qualquer candidato a cargos no Executivo tivesse "qualificação". Enfim, não vejo nada de mal na pessoa desses candidatos, porém o personagem que eles ostentam têm de morrer antes das campanhas começaram.
    Se um palhaço subir ao cargo com esse "título", vamos os franceses se revirando em seus túmulos.

    Felipe Azevedo Jacob, nº5 - 1º ano A

    ResponderExcluir
  25. Essa não foi a primeira vez que pessoas "excêntricas" se candidatam ao governo do país, e o pior, com grandes chances de serem eleitos, mostrando os rumos cada vez piores que a politica brasileira esta seguindo. Muitos dizem que esse é um meio da população de protestar, porém, não acho correto as pessoas usarem o destino do nosso país e da população como uma forma valida de protesto, agir dessa forma só mostra que somos extremamente irresponsáveis e ignorantes. Se o povo quer um Brasil politica e socialmente decente, tem que encontrar formas realmente validas de protestar, e exigir de quem esta no poder altos investimentos na educação básica e fundamental brasileira, pra ver se assim as pessoas saem desse estado de ignorância e se tornam mais responsáveis e conscientes.


    Mariana Amaral 2º B EGO

    ResponderExcluir
  26. assim como na primeira experincia com esse assunto de palhaços na politica,o resultado agora deve ser o mesmo ja que ja foram colocados um palhaço na politica tao facilmente.isso mostra o interesse dos brasileiros no assunto da politica.
    Vinicius Shinji Nakazato 2 ano A

    ResponderExcluir
  27. Eu sinceramente acredito que o candidato Everson Silva possa aperfeiçoar a política, desde que leve seu trabalho com seriedade. Se ele mantiver o seu jeito humilde e suas propostas de trabalhos culturais e socias ele pode contribuir sim com a melhoria de vida da população, em especial, dos jovens.
    Mas não podemos nos esquecer de todas as promessas que já foram feitas por diversos políticos e não foram cumpridas.
    Ainda estamos em um clima de incertezas, mas tenho esperança de uma política limpa e justa.
    Miguel Barreto 1º Ano A

    ResponderExcluir
  28. E a palhaçada continua, a tempos pessoas com famas instantâneas (aproveitando seus 15 minutos de fama)ou as conhecidas como "sub celebridades" aproveitam isso e se jogam no mundo da politica; junte com o sentimento de revolta que surge na população a cada 2 anos (período entre eleições)e a erronia ideia de que é um protesto votar no candidato "menos pior" e temos palhaços, atrizes e atores, participantes de reality shows, entre outros leigos em politica comandando.
    Entretanto por menos qualificados que sejam, alguns dão certo. Tiririca é um exemplo, não de que deu certo, mas de que não deu errado! Sua ficha continua limpa e suas decisões até então tem sido racionais e além das expectativas. A nos resta esperar que seu filho seja melhor que ele ou que a população tome noção de que há modos muito melhores e eficazes de protesto.
    Gabriel Saddi 2-A n-09

    ResponderExcluir
  29. E depois o Brasil quer ser um país desenvolvido. Palhaços como candidatos ganhando eleição, ai podemos observar a decadencia da nossa política. E o pior de tudo é que os cidadões brasileiros não tem nenhum tipo de consiencia pois somos nós votamos nesse tipo de politico, por isso que o Brasil nunca vai pra frente!

    LETÍCIA PADILHA 1ºB

    ResponderExcluir
  30. Dizer isso parece irõnico, mas o jogo de palavras expressa bem o que é a política no Brasil: um palhaço no governo. Seria muitíssimo polêmica a entrada de Tirulipa como político no PSB se não tivéssemos Tiririca, por acaso pai de Tirulipa, no cargo de deputado. Mostra com humor e sátira o modo como a política é hoje em dia, o deputado mais votado tinha como slogan a frase: "Tiririca, pior que tá não fica!" e venceu porque todos os cidadão tem consciência da palhaçada que ocorre em Brasília e resolveu tornar isso um modo de manifesto. As promessas políticas de Tirulipa são bem convincente e parece que teremos outra pessoa "bem humorada" representando a revolta da população em Brasília.

    Isabela Yassaka, 1° ano B E.M., n°14

    ResponderExcluir
  31. Veremos uma novo recorde de votos ? Se já não bastasse o pai palhaço, o filho também ingressará na política zombando do que de praxe deve ser sério. De fato é. Mas o brasileiro gosta do novo e move ate mesmo 1,3 milhão de votos para descobrir o que um deputado federal faz. A boa notícia é que não se teve escândalos envolvendo essas personalidades televisivas lá na Câmara. Resta saber até onde vai o palhaço e até onde vai o representante do seu estado. "Pior que tá, não fica".

    Jose Augusto Santos - 3°EM - EGO

    ResponderExcluir
  32. Esse é o reflexo do poder da qual a mídia influência ideias sobre as pessoas. Muitas vezes passamos a enxergar um personagem através dele, e não a realidade em si. Muitos o criticam por ingressar na política, mas temos que lembrar que antes de tudo trata-se de um cidadão do qual tem direitos de seguir a meta que desejar em sua vida. E não é pelo fato de ser humorista que não poderá fazer a diferença.

    Beatriz Rezende do Carmo Nº2, 1º ano A - Escola General Osório

    ResponderExcluir
  33. Esses "palhaços" famosos, entram na política com ajuda da mídia, mas se eles sabem realmente o que fazer? Eles tem capacidade e seriedade suficiente para representar nosso pais?
    Fazem promessas para os eleitores, aumentando ainda mais os votos ao seu favor, mas nem sempre estas são cumpridas fazendo com que os eleitores se decepcionem, com sua escolha.

    Milena Ajiki Lopes
    1ºanoA - EGO

    ResponderExcluir
  34. É sob responsabilidade da população escolher o seu representante, se querem ter um palhaço representando a sociedade ou alguém com formaçao educacional, ética e responsavel.

    ResponderExcluir
  35. As nossas opções estão ficando cada vez mais reduzida oque podemos fazer?Agora as pessoas que estão se candidatando são "palhaços",mas tudo isso é a população que vai decidir quem devera ser o novo vereador.Já votamos em pessoas que pareciam séria, honestas então porque não apostar agora em uma pessoa de humor.

    ResponderExcluir
  36. Já que o nosso governo está cheio de "palhaços", talvez não fará diferença se mais um entrar nesse "circo". Pode até ser uma crítica ao governo, mas por outro lado, a vitória do palhaço tiririca pÔde demonstrar certa ignorancia de muitos brasileiros que não levam o futuro do país a sério. É verdade que é difícil acreditar que existem políticos que não se "sujam", porém acho que as pessoas que votaram no tal palhaço, apenas contribuiram para colocar mais um para roubar o nosso dinheiro, e que estes agora estão vivendo no luxo as nossas custas e não farão absolutamente nada para melhorar as condições do país.


    Fernanda Arissa
    2º E.M. A

    ResponderExcluir
  37. A eleição de Tiririca foi pra mim uma forma de protesto contra a politica brasileira, se o filho de tiririca for candidatado esse protesto não estará indo longe de mais, podendo prejudicar ainda mais a politica brasileira.

    ResponderExcluir
  38. Em todas as profissões tem que ter formação: médico, contador, professor. Porque o político não? qualquer um pode se candidatar é só se filiar. Na minha opinião deveria haver uma formação em política. Conhecer os problemas do país, conhecimento científico, e principalmente ÉTICA. Se fosse exigido formação, acho que filtraria um pouco, mas não podemos esquecer que, qualquer um pode se candidatar, mas quem coloca lá - SOMOS NÓS.

    Monique Noscetti Martins
    1º B EGO

    ResponderExcluir
  39. Isso só mostra o rumo que a política vem tomando . Será que um palhaço pode mesmo defender os interesses da população ? Muitas vezes sim mas a maioria prefere optar por políticos que passam cara de seriedade porém muitas vezes são literalmente uns verdadeiros palhaços.

    Julya Nery
    2º B

    ResponderExcluir
  40. Bem, mais um "palhaço" na política brasileira não vai fazer diferença, afinal oque leva uma pessoa a se candidatar? Oque eles querem com isso? Será que vem para mudar, zelar pelo país, lutar pelos interesses da população, ou será que só querem saber de dinheiro?
    A eleição de Tirica, foi claramente um voto de protesto da população contra a corrupção no Brasil. Tirica não foi o primeiro e nem o ultimo "famoso" a entrar na política, o ex jogador Romário e o lutador aposentado Popó são exemplos. A população deve entender que o melhor jeito de lutar e protestar contra a corrupção não é desse jeito, e sim estudando os candidatos e escolhendo bem em quem votar.O difícil é encontrar um político honesto com essa política tão suja do nosso país.
    Eduardo Medeiros 1°anoB EGO

    ResponderExcluir
  41. Como tudo no Brasil, a política adquiriu aspecto de piada. Será que uma pessoa tão desprovida de aptidão para a politica é capaz de governar um dos maiores países do mundo? e pior, o sucessor do suposto deputado federal( que é um semi-analfabeto e cuida da educação do pais) encara a política como piada, igual ao pai. Depois de toda a palhaçada, o que resta ao brasileiro é apenas reclamar, pois na hora da votação se deixa levar por brincadeiras e subornos, demonstrando assim que são completamente idiotas no quesito de seriedade e respeito a sua própria nacionalidade.

    ResponderExcluir
  42. A decadência da sociedade brasileira chega no ponto em que aceitamos palhaços nos cargos de deputado para tentar algo mais justo. Não por preconceito, mas eu acredito sim que por mais simples que uma pessoa possa ser ela deve ter um mínimo de estudos e conhecimentos para tomar decisões por milhares pessoas, mas comom essas não se interessam pelo cargo, estamos sujeitos a bandidos, corruptos, egocêntricos e palhaços (literalmente falando ou não) para decidirpor nós. Brasil, eis ai a tua justiça!

    Juliana Arias 1°anoA N°14

    ResponderExcluir
  43. Com tantos "palhaços' na nossa política,porque não mais um,mas esse as vezes pode levar muito mais a serio os interesses da população do os outros.Espero que isso não passe apenas de mais que quer criar polêmica e depois não comprir o que avia dito.Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  44. Este é outro caso que nos envergonha pois o que era apenas uma brincadeira, acabou se tornando sério, um palhaço (literalmente) fazendo parte de nossa política que, particularmente, já não é das melhores, mas como nos surpreendemos cada vez mais com nossos políticos, um simples palhaço pode levar a coisa bem mais a sério do que seus colegas de governo.

    ResponderExcluir
  45. Com a subida ao poder pelo palhaço Tiririca e a recente eleição de seu filho, percebe-se que a política brasileira difere-se em vários aspectos, pois ainda temos um população em nível de miséria e uma série de problemas de educação, o que faz com que as pessoas elejam sem escrúpulos governantes considerados inaptos, fazendo com que não só o governo como também a sociedade sejam apenas “palhaços” de um sistema que não passa de uma “piada”.

    Matheus Shimabukuro
    1°ano B n° - 23

    ResponderExcluir
  46. Mais um "cantor", palhaço se candidatando a politica? Já não basta mulheres com formas de frutas? Quais são as propostas do Tirulipa para melhorar o país? Lutar pelo humor de maneira séria? E que tipo de cultura é essa que ele quer levar para os brasileiros? O Brasil sofre com problemas econômicos e sociais,a cultura nos elevara na melhoria deles, porém o que podemos aguardar de um palhaço que talvez só queria causar polemica assim como seu pai? Os brasileiros precisam levar a sério seus interesses para o país poder melhorar, deixar de lado o aspecto de piada nas campanhas politicas.

    ResponderExcluir
  47. No Brasil, é falta de respeito com a ética e a política, a possibilidade de ocupação dos principais cargos legislativos por pessoas despreparadas, simplesmente por serem famosas.
    Tais pessoas almejam esses cargos apenas para obter uma fonte de dinheiro fácil e rápido, quando a carreira esportiva ou televisiva já não caminha bem.
    O que é de entristecer é que o povo, apesar de protestar contra a política, acaba por votar nessas pessoas.
    O brasileiro deveria estudar os planos de cada candidato, saber de seu passado, se honesto ou desonesto, e escolher o melhor para ser votado.

    ResponderExcluir
  48. No Brasil,a falta de consideração com a população é muito grande,principalmente com a eleição de cantores,famosos e comediantes a assumir vagas no poder.essa noticia retrata fielmente o que dito acima.

    ResponderExcluir
  49. Chegar a esse ponto, já não é mais surpresa para os brasileiros."Palhaços" nos representando na câmara, já faz parte da visão do povo perante a politica brasileira.E a "brincadeira" de inserir verdadeiros palhaço, como, o comediante Tirica, acabou abrindo as portas para outros, no caso, palhaço Tirulipa.E eleitor brasileiro que votou em Tirica terá o mesmo pensamento sobre a candidatura desse novo palhaço? Precisamos ter a consciência do que estamos fazendo, por que votamos.Afinal, é o direito e dever do cidadão que esta em jogo.
    Wiviany Coelho 1ºA

    ResponderExcluir
  50. só faltava esta,mais um eu sabia que não ia demora muito.sobasta um da familha,esta que todos querem logo.agora fica um pergunta.e bom de mais nem,que ter cargo publico mesmo nao sendo vitalicio,mais farcio de ser rouba,do povo discaradamente.sem que force crime.
    Tuany Lethicia S. Machado 1 ano A

    ResponderExcluir
  51. Diante de tanta crise e problemas atuais, ainda existem pessoas que não cresceram e não levam a sério a politica como ela deveria ser encarada.
    A politica precisa atualmente é de politicos competentes e que possam fazer com que o Brasil cresca e que tenha um bom desenvolvimento econômico e não de humorista que possam encantar e divertir, porque para isso as pessoas podem buscar o circo ou outros meios de diversão.

    Patricia Araujo,2ºEM(turma:B)

    ResponderExcluir
  52. a populaçao do Brasil, alienada aos problemas internos e externos, nao leva a sério as eleiçoes como deveriam,por isso continuamos tendo escandalos e corrupçao e o pais nao vai para frente.se levassem a sério a politica nao seria essa palhaçada que é hoje.
    Ariane Hoff,2 ano A

    ResponderExcluir
  53. Bem segundo as propostas de Tirulipa,investir na cultura,com um bom sentido será bom para as próximas geracoes sendo que estamos passando por um processo conhecido como globalizacao,que em minha opinião é uma grande inimiga da cultura.Não levando em consideracao isso, acho que a politica tem que ser levada à sério,por exemplo ,voce não pode entrar falando que vai fazer uma coisa boa sendo que suas propostas serão outras,ou seja todos que entram no ramo da política são FALACIOSOS,entre outros motivos que a política não é um circo pra voce fazer o que quiser lá dentro.Temos que levar a política mais a sério ,senão,não adianta reclamar porque o Brasil não vai para frente,temos que ser mais diretos e objetivos.

    Jorge Felipe N19 1B

    ResponderExcluir
  54. Já que o Brasil é o pais onde todos somos feitos de palhacos por nossos governantes ,pq nao ter mais um palhaco no poder,pelo menos assim damos risada,das propagandas eleitorais feitas com o nosso dinheiro.
    João Macelo
    1b
    EGO

    ResponderExcluir
  55. É,Não demorou muito pra isso acontecer. Logo após ser eleito o novo deputado federal, Tiririca fez propagandas contra as politicas que impedem colocar familiares em cargos políticos. Não é muito estranho o filho dele decidir se candidatar de repente para uma vaga como político? Afinal, como toda essa apelação através das midias não deu certo, o jeito foi tentar do modo tradicional, como sempre foi. Portanto, se mais uma vez a politica for levada como brincadeira, e a indignação da população resultar na eleição do mais novo palhaço politico, palmas para esses que o elegeram, afinal toda essa dita indignação é patetica. Ter seus ideais e propostas qualquer politico tem, o maior medo é que uma vez dentro do governo, este "calouro" politico seja corrompido e se torne mais um da corrupção. O que resta é esperar pelas eleiçoes e ver no que tudo isso resultará, afinal nem sempre tudo é o que parece ser.
    Débora Sato 2º A

    ResponderExcluir
  56. Voto de protesto, é esse o nome que vamos ver de novo em jornais e revistas, o que mudou desde os últimos? NADA, o Brasil continua um exemplo da impunidade aos que roubam e sonegam.

    ResponderExcluir
  57. Protesto? ou ignorância da população? Fico com a segunda opção, pois somos tolos (população em geral). Querem-se uma politica séria, responsável, então devemos eliminar candidatos que não tem nenhum interesse em ajudar a sociedade conforme combinado. Só serve para ganhar dinheiro ou roubar como tantos outros. Palhaços é nossa sociedade que escolhe um palhaço como protesto para uma politica melhor. Qual é o resultado esperado? Adiantou tanta burrice? Agora o filho? Realmente, me decepciono mais com essa politica, que na maior parte somos os culpados e cegos.
    THAISE 3º ANO EGO

    ResponderExcluir
  58. Larissa S. Rigo 2° ano B
    Isso serve para mostrar o rumo da nossa adorada politica nacional, serve para mostrar que a cada eleição, nós elegemos pessoas cada vez "melhores" e que "podem" nos ajuda. E mesmo que reclamemos nos não mudamos nada, diferentemente de alguns outros países, pois só ficamos parados vendo tudo afundar e dai quando não ha mais salvação e que quando já esta nos atingindo; é que começamos a nos indignar, nao ha mais o que lutar.

    ResponderExcluir
  59. Isso é a política brasileira: uma palhaçada sem fim. Os mais burros dessa história são os eleitores que votam nesses palhaços com pretexto de indignação. Quer mudar alguma coisa? Pinte a cara e vai para a frente do Congresso Nacional reclamar.
    EGO Willian de Assis Theodoro 2º ano B

    ResponderExcluir
  60. A política brasileira nos leva cada vez mais à dúvida e à revolta. Sim, "celebridades" vem interferindo cada vez mais nas decisões políticas do Brasil. Agora vamos analisar, desde quando isso ocorreu? Desde quando, pelo menos ao meu ver, a população se mostrou desacreditada para com a política e colocou para "protestar" pessoas que só querem ganhar; portanto a própria população fez isso. Agora em relação a candidatura de Everson, nossa primeira impressão é o choque "é um absurdo", "essa é a política do Brasil". Aquelas famosas frases as quais ouvimos constantemente. Porém nossa informação não é profunda, vemos aquilo que a mídia nos traz. Talvez pessoas como o já citado Everson, tenham a intenção de fazer do Brasil um "país de todos". Mas com o longo precipício entre os governantes e o povo, não sabemos quais os projetos e o quão maduros estes são. Se todos se revoltam, por que pessoas com "possíveis" intensões financeiras ou midiáticas são eleitas? Portanto é com pesar que concluo que a revolta do povo é consequência de suas próprias ações. E.G.O - 2ºB - Nº6

    ResponderExcluir
  61. O candidato a deputado federal Francisco Everaldo Oliveira Silva, tinha como foco em sua campanha o humor, sua propagando aparecia vestido de palhaço tiririca, muitos de seus concorrentes não levaram a sério sua candidatura, resultado: virou fenômeno de popularidade, foi o candidato mais votado no estado de são paulo. Agora seu filho procura seguir os mesmos passos do pai. Ao tomar posse for reprimido e submetido a teste, porém vivemos num país democrático, qualquer cidadão tem direito a concorrer as eleições, sua vitória arrasadora mostra a descrença da população brasileira em seus políticos, a maioria corruptos envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro, que preferem um personagem humoristico que possa mudar alguma coisa ou se não para dar um pouco de risada.
    EGO- Patrynie Garcia 2°B

    ResponderExcluir
  62. Onde nós vamos para com pessoas que querem ganhar na vida como políticos, onde se afiliam a qualquer partido e vão tentar fazer politica pelo Brasil a dentro. Hoje esses políticos só querem embolsar grana por não conseguir fazer outra coisa, só que depende da populaçao em eleger ou nao, candidatos que nao sabem o que é politica

    Vinicius Alves Frandoloso 2° B

    ResponderExcluir
  63. Agora vamos ter palhaços interferindo nas decisões politicas . Sera que eles vão conseguir levar o nosso Brasil a serio .

    ResponderExcluir
  64. No Brasil,a falta de consideração com a população é muito grande,principalmente com a eleição de cantores,famosos e comediantes a assumir vagas no poder.essa noticia retrata fielmente o que dito acima.

    ResponderExcluir
  65. "O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus" já dizia Platão. Mas será que é bem assim? Acho que não. Se temos um país democrático, quem escolhe esses 'maus' somos nós e não foi diferente ao eleger o 'Tiririca'. Na atualidade, virou moda as pessoas da mídia usarem de sua fama para candidatarem-se na política. O país peca por deixar qualquer um assumir estes cargos, antes de qualquer candidatura deveria existir um concurso, e os 3 primeiros colocados disputariam. Nada mais justo, levando em conta que até para ser gari hoje em dia é necessário passar em um concorridíssimo concurso, para ganhar em média $1000 por mês. E para roubar o dinheiro da população? Ao menos que seja inteligente o suficiente para ocupar o cargo que ocupa! "A política não se faz com discursos, festas populares e canções; ela faz-se apenas com sangue e ferro", Otto Bismarck .
    Fernanda Giuncanse, 2ºB EGO

    ResponderExcluir